Respostas que todo empreendedor deve ter em mente

Quando um investimento prospera, a tendência é que se tenha o sucesso como algo

Quando um investimento prospera, a tendência é que se tenha o sucesso como algo permanente. Mas o que um bom empreendedor deve ter em mente é que manter a estabilidade nos negócios não é uma tarefa simples. O mercado está em constante mudança, e por isso é necessário estar preparado para qualquer tipo de imprevisto.

Por essas e outras, um empreendedor deve ter sempre em mente algumas perguntas que possa fazer a si mesmo ao longo de sua carreira, a fim de evitar justamente surpresas desagradáveis no futuro. Por exemplo, a primeira pergunta que deve surgir à mente é de que forma ele está se protegendo da concorrência. Afinal, quanto mais sucesso se obtém, mais suscetível à cópia a ideia se torna. É necessário ficar atento à concorrência, para que quando essa iminente cópia ocorra, tenha-se ao menos uma carta na manga, um elemento surpresa que dificilmente possa ser copiado, algo que represente a identidade da própria empresa.
Outro ponto importante é avaliar se o negócio é escalável, ou seja, se os gastos investidos nele são propoporcionais aos lucros da empresa. Caso esteja sendo gasto mais do que se deve, cortes precisam ser feitos e novas estratégias podem ser colocadas em prática.

Por último, é necessário que um empreendedor tenha sempre uma visão crítica de seu próprio negócio. A fidelidade dos clientes depende única e exclusivamente de cuidados estratégicos que possam mante-los ligados à empresa. Deve-se ter humildade suficiente para pensar se realmente os clientes têm motivos concretos para manterem uma ligação exclusiva com o seu negócio. Para tanto, novamente estratégias devem ser pensadas, dessa forma eles terão a certeza de que podem confiar no produto escolhido.